17.10.14

Seeds & Berries


Hoje trago-vos uma publicação diferente! Na Vogue de Agosto havia um artigo de uma página inteiramente dedicado a sementes e bagas. Estava na praia quando o li e fiquei deliciada! A maioria dos alimentos ali descritos são habituais no meu pequeno almoço e snacks. Introduzi as sementes e bagas na minha alimentação recentemente, e sou fã! Adoro usa-las nos batidos de fruta que como todas as manhãs, nos lanches com cereais, iogurte natural e fruta e ainda em saladas para o almoço! Para além de algumas melhorias que notei após a introdução destes alimentos na minha rotina, a maioria das bagas e sementes são deliciosas (bagas de góji e sementes de girassol são as que mais gosto). Conhecia-lhes alguns benefícios mas não todos até ler a Vogue! Por isso decidi pesquisar um pouco mais e partilhar com vocês alguns dos benefícios, características e modo de utilização destes super alimentos! E então? Curiosos?

Fotos dos meus snacks. Vejam mais no instagram @joandcompany


Sementes de Linhaça
A semente do linho é considerada um alimento funcional. Traz benefícios para o coração, o intestino, diabetes, previne o envelhecimento e protege contra alguns tipos de cancro. Mas a linhaça é famosa pelas suas propriedades potenciadoras do emagrecimento! Rica em fibras (que tornam a libertação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta), lignanas, ômega 3 e 6, a linhaça contém ainda vitaminas A, E, B1 e B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selénio. É ainda uma alternativa de cereal sem glúten. Podem encontrá-la na cor marron ou dourada, sendo que os benefícios se mantêm em ambas. Deve ser consumida triturada, e não mais do que uma colher de sopa por dia. Uso-a nos batidos de fruta.

Bagas de Góji
O super alimento do momento é um fruto originário do Tibet. Ajuda também no emagrecimento e na diminuição da maldita celulite! Rico em antioxidantes, proteínas, aminoácidos, minerais e vitaminas B1, B2, B6, C e E, tem propriedades anticancerígenas e antienvelhecimento. Por ser um fruto equilibra os níveis de colesterol, protege o coração e o cérebro e melhora o humor. Assim sendo apresenta benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias, do sistema neurológico e imunitário e também face a problemas de visão, visto ser fonte (a maior conhecida) de carotenoides, que são também benéficos para a saúde da pele. Pode ser consumido seco ou cru e não mais do que uma mão cheia por dia. Uso essencialmente em batidos de fruta.

Sementes de Girassol
Provenientes da flor de girassol, possuem alto teor de vitamina A, B e E e são ricas em ômega 3 e 6. São também fonte de cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Como a linhaça, estas sementes são igualmente ricas em fibras e por isso potenciam o emagrecimento, visto auxiliarem o funcionamento intestinal, mas não só! Ajudam também ao bom funcionamento cerebral, previnem doenças cardiovasculares, contêm antioxidantes e por isso previnem o envelhecimento. As sementes de girassol são consumidas secas e não mais do que uma colher de sopa por dia. Uso em batidos, snacks e saladas.

Sementes de Chia
Da família das lamiáceas, à qual pertencem as sementes de linhaça, a chia apresenta também propriedades potenciadoras do emagrecimento, uma vez que inibe o apetite. É considerada a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega 3. Nela encontramos fibras, proteínas, vitaminas, e minerais. Esta semente com efeito antioxidante apresenta ainda benefícios para os ossos, na regulação das taxas de colesterol, diabetes, tensão arterial e melhora o funcionamento intestinal. Deve ser consumida (preferencialmente) depois de demolhada em água e não mais do que duas colheres de sopa por dia. Fica óptima em saladas!

Sementes de Sésamo
As famosas sementes usadas no pão de hambúrguer, contêm alto teor de fibras, são ricas em cálcio, ferro, zinco, magnésio, proteínas, ácido fólico e vitaminas do complexo B. São excelentes aliadas na redução do colesterol e por isso prevenção de doenças cardiovasculares. Estas sementinhas funcionam ainda como lubrificantes para os órgãos internos (coração, rins, pulmões...). Existem em duas cores, preta e branca, e são ideais para juntar na massa de pão. Uso-as em saladas e batidos.

8 comentários:

  1. Também sou viciada em sementes e bagas. Finalmente alguém que me percebe :)

    Beijinho, http://sonhossuaves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo adicionar mais as sementes em sopas. Fica delicioso! ♥
    Beijinhos,
    theinsideofvogue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Também me lembro desse artigo! Adorei o post!!!

    XOXO
    http://fashion-mask.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho de começar a adoptar algumas delas que ainda não consumo como as bagas Goji!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post, sou também super fã de sementes!! São tão saudáveis e ficam bem com quase tudo!
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Também tenho introduzido na minha alimentação, as que consigo encontrar cá claro! :)

    Isa M., Tic Tac Living
    Cardigan Giveaway

    ResponderEliminar
  7. as minhas favoritas são as de chia, adoro a textura gelatinosa delas quando as misturo com líquidos!

    ResponderEliminar
  8. It looks so yummy!
    Have a nice day!
    Angela Donava
    http://www.lookbooks.fr/

    ResponderEliminar

Thank you for comment!
Big kiss.*Jo